Postura Corporal

Fonte: negocios.maiadigital.pt – Ergonomia – 18.03.2016

Pés

São os principais responsáveis pela locomoção e equilíbrio do nosso organismo.

Prevenção

Deve procurar-se uma boa base de forma a obter-se o equilíbrio e consequentemente maior segurança e firmeza na postura do corpo. Os trabalhadores (se possível) devem procurar alternar entre as posições de sentados e de pé. Quando o tipo de trabalho obrigar à permanência da posição de pé durante muito tempo, o ideal é variar a sustentação do peso entre os dois pés, mas não de forma prolongada, para evitar fadiga e tensão. Não se deve colocar o peso apenas sobre os calcanhares ou sobre os dedos.

Pernas

São muito importantes para a ajudar a fixar e sustentar o corpo.

Prevenção

As pernas nunca sofrem um relaxamento completo. No entanto, elas devem ficar flexíveis, nunca completamente “rígidas”, de modo a estarem constantemente prontas para o movimento. Não se deve apoiar todo o peso do corpo somente numa perna, pois haverá uma forte tendência para o desequilíbrio. Para ajudar a resolver a tensão nas pernas e pés, podem-se fazer alguns exercícios, como por exemplo, pequenos alongamentos nesta região.

Anca

Devem estar equilibrados, evitando que um lado esteja mais elevado que o outro.

Prevenção

Porém, uma leve alternância ou movimentação ajuda a relaxar esta região, pois não é desejável que esteja completamente rígida e estática.

Abdómen

O abdómen deverá encontrar-se numa posição neutra (não deve estar exageradamente projetado dentro ou fora).

Prevenção

Devem-se evitar tensões excessivas neste local, pois a musculatura desta região é de extrema importância para controlar a respiração – imprescindível para o bom desempenho das tarefas.

Tórax

Deve procurar-se manter o tórax numa posição relaxada.

Prevenção

Como a posição do tórax relaxada, evita-se qualquer contracção muscular excessiva de modo para facilitar a respiração e os movimentos cardíacos.

Ombros

Os ombros devem estar descontraídos, isentos de fontes de tensão.

Prevenção

Qualquer rigidez nesta região pode comprometer a acção dos músculos do tórax e pescoço, interferindo directamente na coluna e consequentemente na capacidade de movimentos do trabalhador. Os ombros deverão encontrar-se numa posição neutra (nem voltados para frente, nem para trás, nem para baixo e muito menos para cima). A rigidez local pode comprometer toda a postura e provocar alguns distúrbios. Para se evitarem algumas lesões (especialmente quando o trabalho envolve posturas estáticas) devem ser feitos alguns exercícios de relaxamento para os ombros e coluna.

Braços e Mãos

Devem estar caídos livremente ao longo do corpo ou sobre a bancada de trabalho (consoante o tipo de actividade) de forma natural e relaxada.

Prevenção

Deverão estar tão livres quanto possível. Devem ser evitados movimentos desnecessários, como por exemplo: colocar os braços atrás das costas, ou ainda movimentar as mãos torcendo-as. Este tipo de movimentos causa uma grande tensão nos braços e no tórax acabando por interferir na acção dos restantes músculos do corpo. Deve-se ter sempre o cuidado, de manter os ombros e braços relaxados, para evitar tensões no pescoço e cabeça.

Cabeça

Deve estar centrada e em posição de equilíbrio (relativamente aos ombros e coluna).

Prevenção

O olhar do trabalhador deve fixar-se na direcção da tarefa que está a executar, e o queixo deve estar em ângulo recto com a cabeça. Quando as pessoas “enterram” a cabeça no tórax ou alongam o pescoço para cima, dificultam os movimentos da nuca e pescoço, causando naturalmente tensões que se podem transmitir à coluna.