REEDUCAÇÃO POSTURAL

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método específico da fisioterapia, criado por Philippe Souchard à cerca de 25 anos, e consiste na aplicação de posturas ativas adotadas pelo paciente e que simultaneamente alongam as cadeias musculares mais rígidas do nosso corpo. O método visa a globalidade, a individualidade e a causalidade, sempre com o objetivo de obter o equilíbrio das forças musculares que atuam sobre as nossas articulações.
O que distingue a RPG das outras técnicas é o facto do tratamento ser dirigido fundamentalmente à musculatura estática que é a mais rígida e a sua aplicação é realizada de maneira quase exclusivamente ativa por parte do paciente.
Os músculos estáticos, isto é, aqueles cujo papel é manter a nossa posição ereta e sentada, constituem o essencial de toda a nossa musculatura. A atividade destes músculos é constante, indispensável para a manutenção da nossa postura. Assim, esta atividade constante provoca inevitavelmente encurtamento e rigidez e é necessário o alongamento destes músculos num trabalho global, impedindo qualquer compensação de toda a cadeia muscular à qual pertencem.

Boas Práticas

Braços e Mãos

Devem estar caídos livremente ao longo do corpo ou sobre a bancada de trabalho (consoante o tipo de actividade) de forma natural e relaxada.

Prevenção

Deverão estar tão livres quanto possível. Devem ser evitados movimentos desnecessários, como por exemplo: colocar os braços atrás das costas, ou ainda movimentar as mãos torcendo-as. Este tipo de movimentos causa uma grande tensão nos braços e no tórax acabando por interferir na acção dos restantes músculos do corpo. Deve-se ter sempre o cuidado, de manter os ombros e braços relaxados, para evitar tensões no pescoço e cabeça.

Cabeça

Deve estar centrada e em posição de equilíbrio (relativamente aos ombros e coluna).

Prevenção

O olhar do trabalhador deve fixar-se na direcção da tarefa que está a executar, e o queixo deve estar em ângulo recto com a cabeça. Quando as pessoas “enterram” a cabeça no tórax ou alongam o pescoço para cima, dificultam os movimentos da nuca e pescoço, causando naturalmente tensões que se podem transmitir à coluna.

Pés

São os principais responsáveis pela locomoção e equilíbrio do nosso organismo.

Prevenção

Deve procurar-se uma boa base de forma a obter-se o equilíbrio e consequentemente maior segurança e firmeza na postura do corpo. Os trabalhadores (se possível) devem procurar alternar entre as posições de sentados e de pé. Quando o tipo de trabalho obrigar à permanência da posição de pé durante muito tempo, o ideal é variar a sustentação do peso entre os dois pés, mas não de forma prolongada, para evitar fadiga e tensão. Não se deve colocar o peso apenas sobre os calcanhares ou sobre os dedos.

Gostaria de ver outras dicas? Ver agora