podologia

PODOLOGIA

A Podologia é a Ciência na Área da Saúde que analisa e investiga o membro inferior e tem como objetivo o diagnóstico e a terapêutica das patologias que afetam o pé e as suas consequências no organismo humano.

Áreas de maior intervenção:

  • Onicopatias: unha micótica, unha encravada, deformidade ungueal, etc.
  • Querotopatias: calosidades, calos, verrugas, etc.
  • Pé diabético
  • Deformidades digitais: sobreposição de dedos
  • Dermatomicose: micose da pele (fungos)
  • Hallux Valgus: vulgar ‘joanete’
  • Hiperqueratose: pele dura/amarelada/ligeiro ardor
  • Podologia desportiva

Na nossa clínica a responsável por esta área é a Dra. Liliana Castro.

 

Boas Práticas

Tórax

Deve procurar-se manter o tórax numa posição relaxada.

Prevenção

Como a posição do tórax relaxada, evita-se qualquer contracção muscular excessiva de modo para facilitar a respiração e os movimentos cardíacos.

Ombros

Os ombros devem estar descontraídos, isentos de fontes de tensão.

Prevenção

Qualquer rigidez nesta região pode comprometer a acção dos músculos do tórax e pescoço, interferindo directamente na coluna e consequentemente na capacidade de movimentos do trabalhador. Os ombros deverão encontrar-se numa posição neutra (nem voltados para frente, nem para trás, nem para baixo e muito menos para cima). A rigidez local pode comprometer toda a postura e provocar alguns distúrbios. Para se evitarem algumas lesões (especialmente quando o trabalho envolve posturas estáticas) devem ser feitos alguns exercícios de relaxamento para os ombros e coluna.

Braços e Mãos

Devem estar caídos livremente ao longo do corpo ou sobre a bancada de trabalho (consoante o tipo de actividade) de forma natural e relaxada.

Prevenção

Deverão estar tão livres quanto possível. Devem ser evitados movimentos desnecessários, como por exemplo: colocar os braços atrás das costas, ou ainda movimentar as mãos torcendo-as. Este tipo de movimentos causa uma grande tensão nos braços e no tórax acabando por interferir na acção dos restantes músculos do corpo. Deve-se ter sempre o cuidado, de manter os ombros e braços relaxados, para evitar tensões no pescoço e cabeça.

Gostaria de ver outras dicas? Ver agora