ortopedia

ORTOPEDIA

Dr. Fernando Estevens é o responsável por esta área, acompanhando os seus utentes de forma a obterem resultados estáveis e permanentes, com a certeza de um serviço de alta qualidade e confiança.

 

Boas Práticas

Abdómen

O abdómen deverá encontrar-se numa posição neutra (não deve estar exageradamente projetado dentro ou fora).

Prevenção

Devem-se evitar tensões excessivas neste local, pois a musculatura desta região é de extrema importância para controlar a respiração – imprescindível para o bom desempenho das tarefas.

Tórax

Deve procurar-se manter o tórax numa posição relaxada.

Prevenção

Como a posição do tórax relaxada, evita-se qualquer contracção muscular excessiva de modo para facilitar a respiração e os movimentos cardíacos.

Ombros

Os ombros devem estar descontraídos, isentos de fontes de tensão.

Prevenção

Qualquer rigidez nesta região pode comprometer a acção dos músculos do tórax e pescoço, interferindo directamente na coluna e consequentemente na capacidade de movimentos do trabalhador. Os ombros deverão encontrar-se numa posição neutra (nem voltados para frente, nem para trás, nem para baixo e muito menos para cima). A rigidez local pode comprometer toda a postura e provocar alguns distúrbios. Para se evitarem algumas lesões (especialmente quando o trabalho envolve posturas estáticas) devem ser feitos alguns exercícios de relaxamento para os ombros e coluna.

Gostaria de ver outras dicas? Ver agora