drenagem

DRENAGEM LINFÁTICA |  PRESSOTERAPIA

Drenagem Linfática Manual consiste numa massagem suave que promove o escoamento da linfa, que se localiza entre as células e é bastante rica em gordura, até aos gânglios linfáticos, sendo estes responsáveis pela sua drenagem para fora do corpo humano. O Sistema Linfático é um “apêndice” do Sistema Sanguíneo, composto por uma fina rede de canais que acompanham as artérias e as veias.

Tem a função de drenar o excesso de líquidos e as toxinas armazenadas pelo corpo humano e encaminhá-las para os órgãos eliminatórios como a pele e os rins. No entanto, o Sistema Linfático não possui uma “bomba” como o Sistema Sanguíneo (o coração) pelo que o fluxo de líquidos neste sistema dá-se por meio de contracções musculares. No caso concreto da Pressoterapia, trata-se de uma massagem feita por via mecânica, recorrendo a equipamento cuidadosamente fabricado para o efeito, de forma a maximizar os seus efeitos altamente benéficos. Baseia-se num sistema de compressão mecânica controlada, que é operado através da utilização de bombas de insuflar.

O aparelho possui câmaras separadas, as quais são colocadas em redor dos membros. Estes centram-se em mover o fluxo venoso e linfático, a partir dos tornozelos, aumentando progressivamente para a parte superior das coxas. Como é projetada para aumentar a circulação do sangue e fluxo linfático, a Pressoterapia consegue um aumento no apuramento do líquido celular. Tudo isto logo desde a primeira sessão!

Boas Práticas

Abdómen

O abdómen deverá encontrar-se numa posição neutra (não deve estar exageradamente projetado dentro ou fora).

Prevenção

Devem-se evitar tensões excessivas neste local, pois a musculatura desta região é de extrema importância para controlar a respiração – imprescindível para o bom desempenho das tarefas.

Braços e Mãos

Devem estar caídos livremente ao longo do corpo ou sobre a bancada de trabalho (consoante o tipo de actividade) de forma natural e relaxada.

Prevenção

Deverão estar tão livres quanto possível. Devem ser evitados movimentos desnecessários, como por exemplo: colocar os braços atrás das costas, ou ainda movimentar as mãos torcendo-as. Este tipo de movimentos causa uma grande tensão nos braços e no tórax acabando por interferir na acção dos restantes músculos do corpo. Deve-se ter sempre o cuidado, de manter os ombros e braços relaxados, para evitar tensões no pescoço e cabeça.

Pernas

São muito importantes para a ajudar a fixar e sustentar o corpo.

Prevenção

As pernas nunca sofrem um relaxamento completo. No entanto, elas devem ficar flexíveis, nunca completamente “rígidas”, de modo a estarem constantemente prontas para o movimento. Não se deve apoiar todo o peso do corpo somente numa perna, pois haverá uma forte tendência para o desequilíbrio. Para ajudar a resolver a tensão nas pernas e pés, podem-se fazer alguns exercícios, como por exemplo, pequenos alongamentos nesta região.

Gostaria de ver outras dicas? Ver agora